APAGÃO CIBERNÉTICO AFETA SERVIÇOS AO REDOR DO MUNDO

Nesta sexta-feira, 19 de julho, uma grande falha nos sistemas de TI gerou um apagão cibernético global, afetando operações de companhias aéreas, empresas ferroviárias e o setor de telecomunicações. A Cirium, empresa de análise de aviação, relatou que até as 7h da manhã (horário de Brasília), 1.390 voos haviam sido cancelados. As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, conforme informou a Administração Federal de Aviação (FAA).

Os cancelamentos atingiram duramente os Estados Unidos, com 512 voos cancelados, seguidos por 92 na Alemanha e 56 na Índia. A Ryanair, maior companhia aérea da Europa, alertou seus passageiros a chegarem aos aeroportos com três horas de antecedência para mitigar os transtornos. A situação nos aeroportos refletiu um retorno aos métodos manuais, como relatou um repórter da BBC no aeroporto de Luton, em Londres, que descreveu o uso de listas de papel para o check-in.

Além das companhias aéreas, o apagão cibernético impactou hospitais na Holanda, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico. O CEO da CrowdStrike, empresa americana de cibersegurança, anunciou que a causa do problema foi identificada e está sendo corrigida. No entanto, a situação continua a causar atrasos e cancelamentos, demonstrando a vulnerabilidade dos sistemas tecnológicos globais em setores críticos.

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